4 soluções inovadoras para melhorar a mobilidade urbana

Excesso de veículos nas ruas tornou-se um problema rotineiro de grandes cidades do mundo todo. E reduzir esse número passou a ser tarefa obrigatória dos governantes. Só pra se ter uma ideia em números de passageiros, 1 ônibus equivale a 30 carros e apenas 1 vagão de metrô equivale a 3 ônibus articulados. Outro dado interessante é que rodar 1km de bicicleta custa seis vezes menos do que 1km de carro. Esses índices comprovam a importância dessa redução e da criação de novas alternativas para os cidadãos. Por isso, separamos 4 soluções inovadoras para a melhoria da mobilidade nos grandes centros urbanos.

1. Usar a Tecnologia ao nosso favor

A tecnologia nos ajuda na economia de tempo e como facilitador de tarefas. Por que não usá-la como aliada também para a mobilidade? Alguns aplicativos já existem com esse propósito como o BlaBlaCar, a opção Uber Pool, o Moovit e outros. Mas esse universo ainda tem muito a ser explorado para aprimorar a locomoção das grandes metrópoles.

2. Criação de Ciclovias

Muitos questionam essa alternativa com a defesa de que existem poucos ciclistas nas cidades. Mas é importante frisar que as ciclovias são idealizadas justamente para criar uma nova opção de deslocamento para a população. Quanto melhor a infraestrutura para esse meio de transporte, mais pessoas terão a vontade de optar por ele. Demanda tempo, mas com um bom planejamento, o resultado é muito positivo, tanto para a saúde quanto para o meio ambiente. Apesar de não ser a mais inovadora das soluções, as ciclovias são consideradas por diversos governos uma das mais vantajosas, já que outros veículos podem ser usados ali.

3. Integração entre Transportes

De que adianta surgir novas soluções se isso não for conectado com o sistema de transportes da cidade, ou seja, integrado com as demais linhas? É muito importante que o governo crie iniciativas de incentivo para que novas opções sejam aderidas pela população.

4. Alternativas Sustentáveis e Divertidas

Já pensou em ir trabalhar com um meio de transporte sem stress e zero poluição? Claro que a bicicleta foi o que veio primeiro na cabeça não é?! Mas essa nova alternativa, além disso, é divertida e não há preocupação com o suor do trajeto. Uma tecnologia de veículos individuais elétricos que promete revolucionar a mobilidade das pessoas. Gasto com gasolina, zero. Emissão de poluentes, zero. Stress, zero. Suor, zero. Chegar no trabalho sem trânsito, check. Diversão todos os dias, check. Essa grande ideia já existe e faz muito sucesso em outros países. Aqui no Brasil ainda é recente, mas a opção é super interessante para a mudança que temos buscado.

Onde encontro essas novas alternativas aqui no Brasil?

A Cicloway é única loja oficial das marcas Segway, Trikke e Ninebot no Brasil. Essas marcas são o que há de melhor e mais moderno no mercado de veículos elétricos de locomoção individual. Para encontrá-las é fácil, basta acessar o site www.cicloway.com.br.

Cidades Modelo em Mobilidade Urbana

A busca por alternativas para melhorar a mobilidade urbana é constante em diversos lugares do mundo. Mas alguns países estão virando exemplo de organização e eficácia neste quesito.

A capital da Coreia do Sul, por exemplo, tem um sistema super interessante que facilita a vida da população. Em Seul, todos os ônibus possuem GPS e os usuários podem acompanhar pelo aplicativo a localização e o tempo de espera para o próximo veículo chegar.

A cidade de Copenhague, na Dinamarca, demorou 20 anos para se tornar a cidade do ciclismo. Depois de reestruturar toda a cidade para ser acessível para bikes, hoje os moradores dão preferência para esse tipo de transporte. As melhorias na mobilidade da região foram nítidas: menos trânsito, melhor qualidade de vida e ambiente menos poluído. Amsterdã, na Holanda, também é considerada uma cidade referência em uso de bikes.

Na Alemanha, foi criado um sistema de integração para os transportes do país. O Mo-bility é um bilhete, como os que temos aqui, mas que integra além de ônibus, metrô e trem, as opções de aluguel de bikes e de carros elétricos.

Um  dos transportes mais eficientes é o metrô, uma vez que não impacta no trânsito das metrópoles e consegue transportar muitos passageiros de uma só vez. Grandes cidades como Paris e Nova Iorque podem ser conhecidas, quase que por completo, usando apenas linhas subterrâneas, trens e monotrilhos.

Como seria uma cidade eficiente em mobilidade?

Uma cidade sinônimo de eficiência em mobilidade é aquela que tem incentivos governamentais para isso. Quando se tem incentivo e investimento em novas alternativas de locomoção, mais adeptos a elas surgem. Consequentemente, o trânsito e a poluição diminui e a população melhora sua qualidade de vida. Já imaginou sua vida sem buzinas, trânsito e stress?

Share this post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *