Ciclovias e ciclofaixas em São Paulo: os melhores caminhos para o seu Cicloway.

Desde de dezembro de 2016, São Paulo passou a ser a cidade com a maior malha cicloviária da América Latina com 468 km de ciclovias e ciclofaixas, ultrapassando a Bolívia (467 km), Rio de Janeiro (450 km) e Brasília (411 km). Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), “A cidade de São Paulo possui 498,3 km de vias com tratamento cicloviário permanente, sendo 468,0 km de Ciclovias/Ciclofaixas e 30,3 km de Ciclorrotas. Para usufruir da integração modal o ciclista conta com 6149 vagas em Bicicletários públicos, e 121 Paraciclos públicos instalados nos Terminais de Ônibus e nas Estações de Trem e Metrô.”

Apesar de muito discutida nos últimos anos, a implementação de ciclovias tem como propósito criar alternativas de transporte e mobilidade. Com tais vias criadas, a população pode, então, optar por diferentes transportes: não poluentes, livres do trânsito e econômicos. Como é o caso das bikes e dos produtos Cicloway.

Locomova-se em São Paulo de forma simples e segura. Conheça os melhores caminhos para o seu Cicloway.

Descubra as vias da cidade de São Paulo

No mapa abaixo é possível ver toda a infraestrutura cicloviária que a cidade paulistana oferece:


Clique aqui
e acesse o mapa completo e as ciclovias por região (Zona Norte, Sul, Centro, Leste e Oeste)

Entenda as definições de cada via

As vias da cidade se dividem em quatro diferentes definições: ciclofaixas, ciclovias, ciclorrotas e ciclofaixas de lazer. Saiba agora a diferença entre cada uma delas:

Ciclofaixas

As ciclofaixas são faixas da via exclusivas para ciclistas. Normalmente sinalizadas por pintura no chão sem separação física dos demais veículos.

Ciclovias

As ciclovias são vias exclusivas com alguma separação física dos demais veículos (blocos de concreto, grades, entre outros). Podendo estar em calçadas, no canteiro central ou na própria pista por onde circula o tráfego.

Ciclorrotas

As ciclorrotas são vias onde bicicletas e automóveis se circulam juntos, porém a preferência é do ciclista.

Ciclofaixas de Lazer

Já as ciclofaixas de lazer são trechos temporários que funcionam apenas em horários e dias específicos, como domingos e feriados.

Veja o exemplo abaixo:


Calcule suas rotas priorizando as ciclovias da cidade

Para quem pensa em começar a usar os trechos exclusivos da cidade ou que já os usa, precisa conhecer o aplicativo Pedala Sp. O app traz informações e mapas atualizados da estrutura cicloviária da cidade de São Paulo, ajudando os ciclistas a fazerem trajetos mais seguros e otimizarem seu tempo. Além das ciclovias e ciclofaixas, contempla as estações de compartilhamento de bikes, bicicletários, parques, pontos de Wi-fi grátis e outras funções bem interessantes.

Adquira seu Cicloway

Você sabia que os produtos Cicloway também podem ser usados nessas vias? Confira nossos produtos aqui no site e conheça uma vida mais tranquila, segura, econômica e divertida na cidade. Seja para o dia a dia ou para os finais de semana.

Share this post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *