Home / Notícias / Dicas de Conservação para Seu Cicloway
Dicas de Conservação para Seu Cicloway

Dicas de Conservação para Seu Cicloway

Os veículos com motores elétricos trazem várias mudanças para o cotidiano de quem está acostumado a ter um automóvel tradicional a combustão. Quando se tem um carro comum, movido a gasolina ou álcool, por exemplo, é necessário encher o tanque, calibrar os pneus, limpar o veículo e fazer outras manutenções conforme ele é usado.

Em um equipamento elétrico é óbvio que não é preciso colocar combustível para que ele funcione, porém existem métodos para que o proprietário conserve o seu produto. Você sabe como fazer a manutenção de seu patinete elétrico da Cicloway?

Se a resposta for não, fique tranquilo. Separamos dez dicas para você cuidar bem do seu veículo e conservá-lo por bastante tempo!

Dicas de Conservação

1- Evite estacionar o patinete no sol

De modo geral, o calor em excesso não faz bem para a bateria de automóveis elétricos. Quando ela fica muito quente, ela passa por um envelhecimento prematuro e isso pode fazer com que a bateria perca a capacidade de manter a carga por muito tempo.

É claro que há outros fatores que influenciam no aquecimento da região do produto, mas estacioná-lo na sombra pode ajudar a manter a bateria em sua temperatura normal. Sendo assim, prefira deixar seu veículo sempre em garagens e estacionamentos cobertos.

2- Não carregue por muito tempo  

Os patinetes da Cicloway possuem voltagem de 110, 220v e completam a recarga em poucas horas. No momento em que o carregamento da bateria começa, uma luz vermelha acende para indicar que a carga está sendo abastecida.

Após, aproximadamente, 3,5 horas, a luz verde acenderá para mostrar que a carga da bateria está completa. É permitido deixar por mais tempo o produto ligado na tomada, porém não o largue por 10 horas ou mais, pela segurança do patinete. Como foi dito, não é bom que a bateria esquente demais, então atente-se a isso.

3- Não deixe a bateria descarregar totalmente

Outra recomendação que se relaciona com a bateria do veículo! Afinal, para conservar o equipamento é fundamental que ela não tenha problemas e funcione corretamente pelo maior tempo possível.

Assim como não é indicado manter o produto por um grande período na tomada, também não é apropriado deixar que ele descarregue totalmente para que você comece a abastecer a carga, pois isso afeta a performance da bateria.

Então, quando perceber que a luz vermelha acendeu, não espere que o patinete pare de funcionar. Chegue em casa e coloque-o na tomada.

4- Não lave o seu patinete

Não é proibido limpar o seu veículo, mas há o jeito certo de fazer essa tarefa. Em primeiro lugar, não mergulhe o patinete na água, não jogue água de mangueira ou jatos e não aplique produtos diretamente nele. Mesmo que ele esteja desligado, não é permitido realizar nenhuma dessas ações.

Ainda, não é recomendado limpar o equipamento com álcool, alvejantes ou qualquer tipo de sabão. Esses materiais podem manchar o veículo e até provocar problemas na estrutura dele, como rachaduras. O ideal é apenas passar um pano úmido com água para tirar a sujeira do dia a dia e tomar bastante cuidado para não atingir a região do motor.

Aqui é importante salientar: o patinete elétrico pode tomar chuva, não há problema. O que não é permitido e pode trazer complicações é mergulhar o motor na água ou jogá-la diretamente nesse local.

5- Fuja das maresias

Para quem vive no litoral, essa dica é muito importante. A maresia tem a capacidade de diminuir consideravelmente a vida útil de produtos elétricos. Sendo assim, para proteger seu produto, guarde-o encapado e em lugares fechados.

Faça ainda a manutenção dele com anticorrosivos, pois eles auxiliam na conservação do equipamento e evitam a deterioração dele.

6- Não guarde o aparelho molhado  

Um conselho para escapar de maiores problemas com o funcionamento do patinete é não guardá-lo molhado. Caso você tenha tomado chuva enquanto o conduzia, ao chegar em casa, passe um pano no veículo antes de deixá-lo em um local fechado.

7- Calibre os pneus

Em um carro, seja ele a combustão ou elétrico, é preciso calibrar os pneus. O mesmo acontece com os patinetes, afinal, é necessário cuidar e conservar essa parte tão essencial do produto.

A calibragem indicada para ambos os pneus é de 35 psi. Além disso, depois de um certo tempo de uso, é recomendado trocá-los assim como em um carro ou uma bicicleta comum.

8- Recarregue-o mensalmente

Outra ação que pode preservar a qualidade do seu produto é recarregá-lo todos os meses. Se você utilizar bastante o aparelho, é claro que você fará isso com uma grande frequência.

Porém, há pessoas que viajam e deixam o patinete em casa, ou apenas não o usam com tanta regularidade. Se esse for o seu caso, lembre-se de carregar o aparelho, pelo menos, uma vez ao mês, mesmo que ele não tenha sido utilizado.

9- Preste atenção ao terreno

Os produtos da Cicloway são resistentes e possuem um sistema de alta segurança. Contudo, eles não são fabricados para andar em qualquer tipo de terreno e para uso Off Road.

Calçadas, ciclovias e ciclofaixas em grandes centros costumam ter desníveis e não há problema em andar com o patinete nesses lugares. O que deve ser evitado são locais, por exemplo, com muitos obstáculos, não asfaltados ou com superfícies molhadas, para que seu aparelho não desgaste rapidamente.

10- Faça revisões periodicamente

Quando adquirimos um carro, uma moto e até uma bicicleta, já sabemos que será necessário fazer manutenções regularmente para manter a qualidade do produto. Dessa forma, o patinete elétrico também precisa passar por revisões periodicamente.

Existem assistências técnicas com conhecimento nesse tipo de veículo, então você não precisa tentar consertar um problema sozinho. Entre em contato com o nosso chamado técnico antes de qualquer coisa.

Aliás, não se esqueça: mesmo que não haja nenhum defeito ou desgaste aparente, leve o equipamento para a assistência com determinada frequência para preservá-lo em bom estado.

O patinete elétrico, assim como todos os veículos, precisa de revisões para manter-se conservado e com uma boa qualidade. Depois de descobrir como preservar o seu aparelho da Cicloway, que tal conhecer o triciclo Trikke?

x