Home / Notícias / O que você precisa saber sobre baterias elétricas
O que você precisa saber sobre baterias elétricas

O que você precisa saber sobre baterias elétricas

Não é novidade para ninguém que os transportes elétricos são opções de mobilidade mais sustentáveis e econômicas. Só que antes de adquirir qualquer veículo movido a eletricidade você precisa conhecer um pouco mais sobre como funciona e cuidados necessários com o principal componente: a bateria.

Primeiramente, é crucial entender que a bateria utilizada em veículos elétricos é diferente das baterias utilizadas em veículos convencionais. Os elétricos utilizam baterias de lítio, enquanto os veículos à combustão utilizam as baterias de chumbo ácido.

Listamos os pontos mais importantes que você precisa saber sobre baterias antes de comprar um veículo elétrico:

Autonomia

Indica a distância que o veículo vai conseguir percorrer, geralmente em quilômetros, com uma carga completa da bateria. Muito importante para não ficar na mão no meio do seu trajeto.

Tempo de carga

Basicamente, é o tempo necessário para que a bateria atinja uma carga completa. Com isso, você pode se planejar melhor antes de sair com seu veículo.

Vida útil

Toda bateria possui uma vida útil, que geralmente é contada por ciclos da bateria, ou seja, um número determinado de cargas completas que a bateria suporta antes de começar apresentar defeitos. Portanto, quando for comparar um veículo elétrico, é muito importante saber a vida útil da bateria para poder calcular melhor o custo benefício da compra  e planejar futuros gastos com manutenção.


Vida útil de baterias de lítio

Para quem já possui um veículo elétrico, é necessário tomar alguns cuidados que ajudam a  prolongar a vida útil da bateria. Por isso, vamos responder às  principais  dúvidas em  relação aos cuidados com  baterias.

Posso deixar minha bateria carregando depois de atingir a carga completa?

Sim! A grande maioria dos veículos possui BMS (“Battery Management System”, que significa Sistema de Gerenciamento de Bateria), uma tecnologia que mantém uma comunicação entre a bateria e o carregador. Quando a bateria atinge 100%, ela emite um sinal ao carregador, informando que não é necessário mais carga. O carregador então entra em modo "flutuante", só mantendo o que já foi carregado. 

Vou viajar e passar alguns meses fora, como devo manter a bateria?

O ideal para resguardar a bateria do produto é dar uma carga completa antes de guardá-lo. Evite guardar em locais úmidos, expostos às ações do tempo, um fator importante que pode danificar a parte eletrônica tanto do veículo, quanto da bateria. 

Eu preciso esperar a bateria do meu veículo zerar antes de recarregar?

Não! Ao deixar a bateria zerar constantemente  você corre grande risco de danificá-la. Portanto, em qualquer bateria de lítio, é recomendável ter no mínimo 20% de carga para fazer o carregamento. Ao fazer isso, certamente  você terá menos problemas futuros com sua bateria.

A autonomia do meu veículo será maior se eu deixar a bateria “respirar”?

Sim! Utilizar o veículo por períodos contínuos diminui a autonomia da bateria. Quando você deixa a bateria repousar ela recupera cargas e renova sua capacidade.

x